Piossalpinge - Diferenciação por imagem entre a piossalpinge e o abscesso tubo ovariano.
A piossalpinge corresponde ao processo inflamatório / infeccioso da tuba uterina, geralmente provocados pela doença inflamatória pélvica (DIP). O abscesso tubo ovariano é a evolução desfavorável da piossalpinge e ocorre quando perde-se a delimitação dessas duas estruturas devido à necrose tubária e ovariana.
Piossalpinge à esquerda em paciente com diagnóstico clínico de doença inflamatória pélvica. Nesse exemplo ainda é possivel a delimitação entre o ovário e a tuba uterina. Nessa imagem podemos ver que a tuba uterina apresenta paredes acentuadamente espessadas e vascularizadas ao Doppler colorido. A delimitação da tuba uterina do ovário, nesse caso, foi facilitada pela identificação, na tuba, de pregas ou endentações mucosas, apontadas pelas setas azuis. Também é possível identificar na figura o bloqueio de alças intestinais, melhor identificadas, nesse caso, pelo seu conteúdo gasoso ecogênico, com sombra acústica posterior, marcado pelas setas brancas.
Peça cirúrgica correspondendo à tuba uterina do mesmo caso. Apresenta paredes tortuosas e espessadas. A paciente foi operada 7 dias após o exame ultrassonográfico por piora dos parâmetros clínicos em vigência de antibioticoterapia endovenosa. Como a imagem sugeria, foi possível preservar o ovário esquerdo.
Para mais detalhes sobre a utilização da ultrassonografia e da ultrassonografia na doença inflamatória pélvica acesse: Ultrassonografia e tomografia na doença inflamatória pélvica aguda - DIPA