Aspecto ultrassonográfico dos cistos hemorrágicos ovarianos

Out de 2021.

O cisto hemorrágico ovariano é o resultado de uma hemorragia em um corpo lúteo ou em um cisto funcional. É uma causa comum de dor pélvica. O exame clínico pode mostrar sinais de peritonite, causada pela presença de sangue na cavidade abdominal. Quando ocorre do lado direito, o quadro clínico pode  ser confundido  com apendicite.

Existem dois padrões de imagem para o cisto hemorrágico. No padrão reticular, o cisto contém múltiplas finas linhas ecogênicas, constituídas por fibrina. No padrão coágulo retraído, o cisto contém  imagem ecogênica, avascular, com margens retas, anguladas ou côncavas.

 

 

Ultrassonografia mostrando um cisto hemorrágico ovariano com padrão reticular. A paciente chegou ao pronto socorro com dor na fossa ilíaca esquerda, moderada, iniciado no meio do ciclo menstrual. A ultrassonografia comprou tratar-se de um corpo lúteo. 


Ultrassonografia mostrando um cisto hemorrágico ovariano, predominantemente anecoico, com padrão coágulo retraído (seta azul). Note pequena quantidade de líquido livre na pelve (setas brancas), correspondendo, provavelmente a sangue na cavidade abdominal. A paciente chegou ao pronto socorro com dor na fossa ilíaca direita. A primeira hipótese diagnóstica foi apendicite aguda, mas a ultrassonografia transvaginal confirmou tratar-se de um cisto hemorrágico ovarino. A paciente melhorou após o tratamento da dor com analgésico via oral. 

 

 

JALES, Rodrigo Menezes. Aspecto ultrassonográfico dos cistos hemorrágicos ovarianos. Dr.Pixel. Campinas: Dr Pixel, 2021. Disponível em: https://drpixel.fcm.unicamp.br/conteudo/cisto-hemorragico-com-padrao-coagulo-retraido. Acesso em: 19 Abr. 2024
Rodrigo Menezes Jales

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1999), Mestrado (2005) e Doutorado (2012) em Oncologia Ginecológica e Mamária (DTG-FCM / UNICAMP). 

ver perfil