Situs inversus totalis

Jul de 2017.

Autor: Dr. Kairo Silveira                                                                                                              


 

Situs inversus é uma variação congênita, autossômica recessiva,  na qual os principais órgão do tórax e do abdômen situam-se em uma posição reversa ou espelhada em relação à topografia habitual, que é denominada situs solitus. O situs inversus ocorre em cerca de 1 em cada mil indivíduos, sendo a maior parte dos acometidos assintomática. Entretanto até 5% dos indivíduos com diagnóstico de situs inversus apresentam alguma malformação cardíaca, das quais a transposição dos grandes vasos é a mais comum.

No situs inversus o coração pode manter a topografia habitual à esquerda do tórax (levocardia) ou pode apresentar-se à direita do tórax (dextrocardia). A condição em que apenas o coração do indíviduo situa-se em posição anômala, desviado para a direita (dextrocardia) é denominada situs solitus com dextrocardia. A associação de situs inversus e dextrocardia é denominada sItus inversus totalis. Situs inversus com levocardia é uma condição extremamente rara, quase sempre associada a cardiopatia congênita complexa.

Na heterotaxia, o fígado localiza-se na linha média, o baço é ausente ou múltiplo e há sinais de mal rotação intestinal. Essa condição é definida como situs ambiguous.

 


 

Caso ilustrativo de um recém nascido com diagnóstico radiológico de situs inversus totalis.

 


 

Caso ilustrativo de situs inversus em um adulto ("scout" tomográfico). Nesse exemplo e em 80% dos casos de situs inversus totalis, o arco aórtico está voltado para a direita (círculo vermelho).

 


 

Caso ilustrativo de  tomografia computadorizada do abdômen, com contraste, em um indíviduo com situs inversus

 


 

Caso ilustrativo de  tomografia computadorizada do tórax, com contraste, em um indíviduo com situs inversus totalis

 


 

Citar esse artigo (NBR 6023)

Situs inversus totalis. Dr.Pixel. Campinas. 2017. Disponível em: https://drpixel.fcm.unicamp.br/conteudo/situs-inversus-totalis. Acesso em: 23 Jan. 2020