Carcinoma ductal invasivo - descrição de um caso
Autora: Mariana Meira Vieira
Orientadora: Prfa. Dra. Beatriz Regina Alvares
História clínica
Paciente do sexo feminino, 66 anos, encaminhada para o CAISM por alteração em exame mamográfico.
Queixa: relata mastalgia em mama esquerda, nega apresentar descarga papilar, alterações de pele e/ou mamilo e nódulos palpáveis na mama esquerda. Nega sinais e sintomas na mama direita.
Achados de exame físico: mamas semiologicamente normais e axilas livres.
Antecedentes familiares: sem antecedentes familiares para câncer de mama.
Imagens do Caso
Descrição da imagem
Mamografia unilateral esquerda
No quadrante súpero lateral, observam-se grupamentos de microcalcificações pleomórficas.
Conduta
Agulhamento mamográfico. Resultado anatomopatológico: carcinoma ductal invasivo grau histológico III e grau nuclear 3, do tipo apócrino. Múltiplos focos de carcinoma ductal in situ grau nuclear 3, dos tipos sólido e comedo, com microcalcificações. Margens cirúrgicas focalmente envolvidas por carcinoma ductal in situ.
Diagnóstico
Carcinoma ductal invasivo.
Discussão
O câncer de mama representa a principal causa de morte por câncer entre as mulheres no mundo. Entre os tipos histológicos de câncer mamário, o carcinoma ductal invasivo apresenta a maior prevalência.
.
Os sinais clínicos do câncer de mama compreendem alterações cutâneas como dor, abaulamentos ou retrações de mamilo e pele, secreção anormal no mamilo e nódulos mamários e/ou axilares palpáveis.
Para a detecção do câncer mamário, a mamografia é considerada um exame de alta eficiência, já que possibilita a identificação de alterações não perceptíveis ao exame clínico, como microcalcificações. Por estes motivos, a mamografia é adotada no rastreamento do câncer mamário devendo ser realizada em mulheres assintomáticas, em períodos regulares.
Nos casos em que não é feita a detecção precoce do câncer mamário, estes sinais clínicos podem representar a primeira percepção de uma anormalidade já numa fase em que esta neoplasia se encontra em estágio avançado, como no caso da paciente em questão.
Fonte: Acervo didático da Seção de Imaginologia do CAISM/UNICAMP
Fotógrafo: Neder Piagentini do Prado: ASTEC/CAISM/UNICAMP.
Referencias
-Jamal A et al. Global cancer statistics. CA Cancer J Clin 2011; 61(2):69-90.
-Instituto Nacional do Câncer. Documento de consenso [Internet]. Brasil. 2004. Disponível em: <http://www1.inca.gov.br/publicacoes/consensointegra.pdf>. Acessado em 25 de junho de 2015.