Avaliação de hemitórax opaco à radiografia simples de tórax
autor: Dra Juliane Hortolam
orientador: Prof. Dr. Eduardo Fantini
Em muitos casos os achados da história e do exame fisico das principais causas do hemitórax opaco (o derrame pleural e a atelectasia) são inespecíficos, tornando os achados de imagem essenciais ao diagnóstico. Ao interpretar um raio-X com um hemitórax opaco, a avaliação das estruturas do mediastino devem ser o foco da avaliação, principalmente a traquéia e o contorno cardíaco. Estas estruturas poderão encontrar-se de três maneiras: centradas, desviadas ipsilateralmente ou desviadas contralateralmente à opacidade.
Figura 1 - Hemitórax direito totalmente opacificado, associado ao desvio da traqueia e da área cardíaca contralateral à opacidade. Tal achado é compatível com o derrame pleural maciço do hemitórax direito.
Figura 2 - Hemitórax esquerdo totalmente opacificado, associado ao desvio da traqueia e da área cardíaca ipsilateral à opacidade. Tal achado é compatível com a atelectasia total do pulmão esquerdo por obstrução ou compressão extrínseca do brônquio principal esquerdo.
Um dilema ocasional ocorre quando um hemitórax opaco apresenta as estruturas mediastinais centradas. Uma justificativa para esse achado seria um derrame pleural volumoso associado à atelectasia desse mesmo pulmão. Essa associação de derrame pleural com a redução volumétrica pulmonar é comum nos casos de tuberculose. O efeito final desses achados combinados seria a ausência de deslocamento das estruturas do mediastino.
Outras causas, bem mais raras para o hemitórax opacificado são a pneumectomia, a agenesia pulmonar, a hérnia diafragmática congênita e a consolidação pulmonar devido a pneumonia extensa. A consolidação pode ser identificada pela presença de broncogramas aéreos.
Referências Bibliográficas:
- http://radiopaedia.org/articles/hemithorax-white-out
- Radiografia de tórax um guia prático - Lancey edição traduzida de “The chest x-ray asurvival guide”.
- Ruskin JA, Gurney JW, Thorsen MK et ai. Detection of pleural effusions on supine chest radiographs. AJR 1987; 148: 681-683.
- Leung AN, Muller NL, Miller RR. CT in differential diagnosis of diffuse pleural disease. AJR 1990; 154: 487-492.