Descrição ultrassonográfica dos achados miometriais - musa

Fev de 2016.

Dra. Karla Galvão Araujo

Em 2015, foi publicado um consenso sobre a descrição de termos, definições e medidas dos achados ultrassonográficos do miométrio. Tal consenso foi baseado na opinião de experts em ultrassonografia ginecológica, fertilidade, histeroscopia, ginecologia geral e pesquisa clínica, que compuseram o grupo MUSA (Morphological Uterus Sonographic Assessment).

Os autores propõem um conjunto detalhado de termos e medidas para serem usados em pesquisa clínica e um conjunto mais sucinto de informações para uso na prática clínica.

Abaixo estão listadas as principais características ultrassonográficas miometriais propostas para descrição.

• Medidas:

O útero pode ser medido das seguintes formas:

- Volume do útero inteiro: d. longitudinal x d. ântero posterior x d. transversal x 0,523.

- Volume do corpo uterino (quando há interesse no volume do miométrio; para avaliar adenomiose por ex.):

d.longitudinal do corpo (excluir o colo) x d. ântero posterior x d. transversal x 0,523.

• Contornos da serosa: regulares / lobulados.

• Paredes miometriais: simétricas / assimétricas.

• Ecotextura miometrial: homogênea / heterogênea.

• Zona juncional (melhor avaliada em 3D): regular / irregular / interrompida / não visível /não avaliada

• Lesões miometriais:

- localizadas / difusas.

- bem definidas / mal definidas.

- número: aproximado se mais de 4 lesões.

- medidas: nos três diâmetros.

- localização: anterior / posterior/ fúndica / lateral D / lateral E / global.

- classificação FIGO (*): para lesões bem definidas.

- sombra acústica nas lesões: presente / ausente; marginal / interna / em forma de leque.

- cistos: presentes / ausentes.

- ilhas hiperecogênicas: presentes / ausentes.

- linhas e botões hiperecogêncos subendometriais: presentes / ausentes.

Caso haja interesse clínico (planejamento de miomectomia, pacientes sintomáticas, nulíparas, etc.),

acresentar tais informações sobre os miomas mais relevantes:

- margem livre externa: distância lesão --- serosa.

- margem livre interna: distância lesão --- endométrio.

• Vascularização: se for clinicamente relevante. Preferência para power Doppler.

- avaliação global do útero: padrão uniforme / não uniforme.

- avaliação da lesão: fluxo periférico, intralesional ou ambos.

- quantidade de fluxo na lesão: índice de cor 1 (sem fluxo), 2 (fluxo mínimo), 3 (fluxo moderado),

4 (fluxo abundante).

Classificação dos miomas - FIGO - PALM-COEIN

0      Intracavitário, pediculado
      1      Submucoso, < 50% intramural
      2      Submucoso, > 50% intramural
      3      Intramural, tangenciando o endométrio
      4      Intramural
      5      Subseroso, > 50% ntramural
      6      Subseroso, < 50% intramural
      7      Subseroso, pediculado
      8      Outros (ex. cervical, parasita)

Miomas híbridos: afetam tando o endométrio quanto a serosa. Exemplo:

Classificação 2-5: quando o nódulo possui componentes submucoso e subseroso, com menos da metade do seu diâmetro nas  cavidades endometrial e peritoneal.

Considerações sobre a descrição proposta pelo MUSA.

Não é obrigatório que todos os detalhes acima relatados estejam contidos no laudo de todas as mulheres que realizam ultrassonografia pélvica transvaginal.

A descrição completa e padronizada é importante, especialmente, para a avaliação de mulheres sintomáticas e para mulheres que apresentem lesões que possam interferir na fertilidade e/ou que necessitem seguimento.

Em caso de múltiplas lesões miometriais, medir e descrever as mais relevantes.

Referências

Terms, definitions and measurements to describe sonographic features of myometrium and uterine masses: a consensus opinion from the Morphological Uterus Sonographic Assessment (MUSA) group. Van den Bosch et al., 2015.

FIGO classification system (PALM-COEIN) for causes of abnormal uterine bleeding in nongravid women of reproductive age. Munro et al., 2011.

. Descrição ultrassonográfica dos achados miometriais - musa. Dr.Pixel. Campinas: Dr Pixel, 2016. Disponível em: https://drpixel.fcm.unicamp.br/conteudo/descricao-ultrassonografica-dos-achados-miometriais-musa. Acesso em: 29 Mar. 2024