Posicionamento mamográfico
Prof. Dr. Rodrigo Menezes Jales
Posicionamento Mamográfico
Incidências mamográficas
São realizadas como rotina duas incidências mamográficas ortogonais em cada mama: as incidências mediolateral-oblíqua (MLO) e craniocaudal (CC). Os motivos para a realização de duas incidências são:
- aumento da sensibilidade pela diminuição das áreas não expostas ou áreas cegas.
- diminuição dos resultados falsos positivos. A identificação do mesmo achado em 2 incidências ortogonais sugere a investigação com incidências mamográficas complementares, ultrassonografia e/ou comparação com exames anteriores.
- localização dos achados nos eixos longitudinal (superior-inferior) e horizontal (lateral-medial).
Localização dos achados mamográficos
1 = Quadrantes superiores 3 = Quadrantes laterais
2 = Quadrantes inferiores 4 = Quadrantes mediais
Artefato devido ao posicionamento da ncidência MLO
Assim , a imagem em vermelho representa uma estimativa da posição real do nódulo no eixo longitudinal (superior-inferior). O nódulo é medial, assim ele aparece em posição mais inferior na incidência MLO. Quanto mais medial, mais baixo ele é representado.
Critérios de bom posicionamento mamográfico
O mal posicionamento mamográfico é responsável pela maior parte dos resultados falso negativos relacionados à técnica do exame. O bom posicionamento visa à exposição mais completa possível da mama. A incidência MLO privilegia os quadrantes laterais, onde ocorrem a maioria dos cânceres de mama e tem como "ponto cego"os quadrantes mediais. Dessa maneira, a incidência craniocaudal privilegia os quadrantes mediais.