Achados ultrassonográficos do adenoma lactante

Jul de 2021.

 

Figura 1 - Mulher de 32 anos, lactante, com nódulo palpável, indolor. A ultrassonografia mostrou um nódulo oval, circunscrito, de difícil identificação por apresentar ecotextura praticamente isoecoica à gorgura. Note pequenas pequenas áreas anecoicas de permeio, compatíveis, nesse caso, com necrose. O nódulo foi biopsiado em outro serviço, com diagnóstico anatomopatológico sugestivo de adenoma lactante.

Os adenomas lactantes são lesões benignas que comumente se apresentam como nódulos mamários palpáveis e indolores no final da gravidez ou no período pós-parto. A avaliação por imagem inicial deve ser realizada pela ultrassonografia (Figura 1), que mostra nódulos hipo ou isoecoicos, com margens circunscritas. A maioria dos nódulos apresenta reforço acústico posterior. Podem ser identificadas imagens císticas de permeio, relacionadas a áreas de necrose. Classicamente, os nódulos regridem espontaneamente após a lactação. A indicação de biópsia depende dos achados do exame clínico e de imagem. O exame anatomopatológico da biópsia de fragmento mostra  uma massa circunscrita de túbulos redondos regulares, densamente compactados, com alteração secretória proeminente.

. Achados ultrassonográficos do adenoma lactante. Dr.Pixel. Campinas: Dr Pixel, 2021. Disponível em: https://drpixel.fcm.unicamp.br/conteudo/achados-ultrassonograficos-do-adenoma-lactante. Acesso em: 27 Abr. 2024